Universidade dispõe de um sistema integrado de segurança interna, cujos protocolos foram reforçados após o massacre à creche de Blumenau, informou a Administração Central
Em razão de mensagens e fake news sobre supostos planos de ataques violentos a unidades de ensino durante o mês de abril, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) veio a público informar que monitora constantemente a situação em seus ambientes, por meio da Secretaria de Segurança Institucional (SSI), e está em contato permanente com órgãos da Segurança Pública do Estado.
Segundo a Administração Central, a UFSC dispõe de um sistema integrado de segurança interna, cujos protocolos foram reforçados após o massacre à creche de Blumenau. Portanto, segundo a Reitoria, não há razões para alarme ou modificação de rotinas acadêmicas. Todavia, quaisquer ameaças ou situações que possam trazer insegurança à comunidade universitária devem ser comunicadas imediatamente à segurança da UFSC (pelos telefones 3721-9555 ou 3721-5050). Casos de apologia ao nazismo ou mensagens racistas devem ser levadas ao conhecimento da Ouvidoria da UFSC, que fará o encaminhamento.
As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente para o Canal de Denúncias do Ministério da Justiça, criado no âmbito da Operação Escola Segura. Neste canal, qualquer pessoa pode fazer denúncias de forma anônima e as informações enviadas são mantidas sob sigilo.
Fonte: Reitoria da UFSC