A X Conferência de Epistemologia Social acontece no auditório do CFH até sexta-feira, dia 14
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é sede da X Conferência de Epistemologia Social (X CES), evento que reúne mais de 40 pesquisadores da área, nacionais e internacionais, para evidenciar pesquisas de ponta. Na primeira mesa do evento, na última segunda-feira, dia 10, o diretor de Comunicação da Apufsc-Sindical, Márcio Vieira de Souza, esteve presente para falar sobre educação em rede. A mesa “Conhecimento, Educação e Mídia” também teve participação dos professores Leonardo Ruivo e Alexandre Luz. A conferência vai até sexta-feira, dia 14.
A mesa “Conhecimento, Educação e Mídia” contou com três apresentações e, ao final de cada uma delas, 10 minutos para dúvidas. A primeira apresentação foi do professor Leonardo Ruivo, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), sobre “Dependência Epistêmica”, na qual falou, entre outros assuntos, sobre o conceito de autoridade docente. A segunda apresentação foi do professor Márcio Vieira de Souza, da UFSC, sobre “Educação em rede e mídias do conhecimento”, na qual apresentou um panorama das redes sociais para além das mídias, da educação presencial, a distância e híbrida. Por fim, o professor Alexandre Luz, da UFSC, tratou sobre “Violência Episitêmica” sob três perspectivas: conceito de violência, violência epistêmica e violência epistêmica e educação.
Na conversa entre os professores convidados e os participantes do evento, ficou evidente a importância da troca de conhecimentos. “Quanto mais se pensa em educação, mais se pensa em apoio”, destacou o professor Márcio ao relembrar a frase de Paulo Freire sobre as pessoas se educarem entre si. Ao final, foi realizado um debate entre os três convidados e os participantes.
Evento aconteceu no auditório do CFH (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)
X Conferência de Epistemologia Social
A X Conferência de Epistemologia Social (X CES) acontece entre a segunda e sexta-feira, dias 10 e 14, no Departamento de Filosofia da UFSC. Alinhada ao projeto de socialização da epistemologia analítica, a conferência marca uma década de consolidação da área no Brasil, trazendo toda a diversidade de temas e problemas e agarrando pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.
O evento é fruto de uma parceria interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante a semana, mais de 40 pesquisadores da área, nacionais e internacionais evidenciarão as pesquisas de ponta nos mais variados temas da Epistemologia Social.
Para participar como ouvinte é necessário realizar a inscrição neste link. Outras informações e resumos das atividades estão disponíveis no site do evento.
Programação dos próximos dias
Quarta-feira (12/4)
8h20 – 12h: Comunicações;
14h – 17h: Mesa: Epistemologia Social Formal – Luis Rosa (University of Cologne) e Danilo Fraga Dantas (UFPB);
18h – 19h30: Palestra: “Group Knowledge and Moore“ – Rodrigo Borges (UFL)
Quinta-feira (13/4)
8h20 – 12h: Comunicações;
14h – 17h: Mesa: Desacordo entre pares – Florencia Rimoldi (UBA), Domingos Faria (U.Porto) e Dolores Garcia (UCM);
Sexta-feira (14/4)
8h20 – 12h: Comunicações – sessão virtual;
14h – 17h: Comunicações – sessão virtual
Imprensa Apufsc