SC decreta luto oficial de três dias após ataque em creche de Blumenau; presidente também se manifesta

Quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 5 a 7 anos

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 5, em vídeo enviado ao Jornal do Almoço, da NSC TV, que decretou luto oficial de três dias no Estado por conta do ataque ocorrido em uma creche de Blumenau, que deixou quatro crianças mortas, segundo informações divulgadas nesta manhã.

“SC está chocada, consternada”, disse o governador, que completou dizendo que o caso “é um alerta para todos nós”. Mello afirmou ainda: “Nós, como gestores públicos, precisamos pensar o que a gente pode fazer para contribuir e aumentar a segurança”.

O governo de SC emitiu ainda pela manhã uma nota de pesar: “É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos. Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. Também decretei luto oficial de três dias. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também emitiu nota de pesar nesta manhã pelas mortes das quatro crianças vítimas do ataque. Em uma postagem no Twitter, ele escreveu: “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também se manifestou. “Recebemos chocados a informação do ataque a uma creche em Santa Catarina, vitimando crianças indefesas e provocando uma dor imensurável às famílias e angústia à população. Minha solidariedade a todos diante dessa tragédia, que comove o país”, escreveu nas redes sociais. Ele informou ainda que está em contato com o governador Jorginho Mello e acompanhando o caso.

Sobre o ataque

Segundo o G1 SC, o ataque aconteceu no início da manhã na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular. Na ação, quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 5 a 7 anos. As crianças feridas estão internadas no hospital Santo Antônio.

Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após a ação, ele se entregou no Batalhão da PM.

Após saber dos ataques, os pais das crianças foram ao local o clima era de desespero. Inicialmente, apenas os agentes de segurança entraram no local para o resgate das vítimas, e os sobreviventes foram sendo liberados pouco a pouco. Na frente da escola, pais se aglomeravam em busca de notícias. Até as 10h, todas as crianças já tiham sido retiradas da creche e estavam com suas famílias.

Imprensa Apufsc