MEC anuncia grupo de trabalho para discutir formação de docentes

GT para propor políticas de melhoria da formação inicial foi anunciado como resposta aos indicadores de qualidade da educação superior dos cursos de licenciatura, apresentados pelo Inep

O Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas para enfrentar o desempenho abaixo do esperado dos cursos de licenciatura nos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC. Durante a cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou e assinou portaria que institui grupo de trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. Outra medida será a ampliação de 31 mil bolsas para formação de iniciação à docência e residência pedagógica, em 2023, e outras 100 mil em 2024.  

Citando os esforços do Ministério da Educação, que trabalha na formatação de uma política nacional de alfabetização, Camilo Santana reforçou a necessidade de cuidar dos professores. “Quando uma criança aprende a ler e a escrever na idade certa o efeito desse aprendizado aparece em toda a sua formação. É preciso avançar e essa mudança só se constrói a várias mãos. Para alfabetizar melhor precisamos melhorar a qualidade da formação dos nossos professores”, defendeu. 

Durante a cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou e assinou portaria que institui grupo de trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores (Foto: Luiz Fortes/MEC)

Grupo de Trabalho 

O GT anunciado pelo ministro da Educação visa propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. “Precisamos elaborar uma proposta. Seja ela de indução por parte do MEC, de incentivos, de mudanças curriculares ou de estratégia. Temos que buscar atratividade para os cursos de licenciatura e de pedagogia”, afirmou o ministro.

De acordo com o ministro, é importante que exista uma união entre instituições públicas e privadas para alcançar um resultado positivo na formação dos docentes brasileiros. “É impressionante você imaginar que apenas 15% dos alunos de licenciatura de matemática terminam o curso. Precisamos identificar o motivo disso”, pontuou Camilo, comentando os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação apresentados pelo Inep, que, juntamente com os do Censo da Educação Superior, revelam alto índice de evasão nos cursos de licenciaturas. 

O GT será composto por representantes de todas as secretarias do MEC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Conselho Nacional de Educação (CNE); Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes); Fórum Nacional de Educação (FNE); Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Associações Brasileiras de Universidades Comunitárias e Confessionais, e estabelecimentos de ensino do setor privado. O GT terá prazo de duração de 60 dias para apresentar a proposta e as universidades identificarem o motivo da evasão.

Camilo Santana classificou a portaria que cria o GT uma convocação para que todos possam se sentar à mesa e unir esforços para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade da educação do Brasil. “Precisamos garantir que as nossas crianças e jovens tenham uma oportunidade de vida melhor. E nada se faz se não for através da educação”, finalizou.

Pibid 

Além do GT, o Ministro da Educação anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. “Nós estamos aumentando 54% das bolsas, saindo já esse ano de cerca de 57 mil para 90 mil bolsas. E para o próximo ano já estamos anunciando que serão 100 mil novas bolsas do Pibid para formação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, informou. 

Cerimônia 

Estiveram presentes na cerimônia de apresentação dos indicadores de qualidade da educação superior: o presidente do Inep, Manuel Palacios; o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Cury; o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima; representantes do legislativo, e os secretários do MEC, entre eles a secretária-executiva, Izolda Cela.   

Indicadores de qualidade 

Todos os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2021 estão disponíveis no portal do Inep. 

Fonte: Ministério da Educação