Cineclube 757 estreia com documentário sobre Fellini e exposição de cartazes originais

No primeiro encontro, marcado para esta segunda-feira, será debatido o documentário “A magia de Fellini”. Evento contará com a participação do produtor cultural Antonio Cava. Cineclube 757 tem participação da Apufsc-Sindical na curadoria e organização

Para marcar a estreia do Cineclube 757 será exibido o documentário “A magia de Fellini” (2003), de direção de Carmen Piccini, seguido da palestra “59 minutos com Fellini”, com Antonio Cava. O evento está programado para o dia 27 de março, às 18h, no Teatro Carmen Fossari, que fica na Rua Des. Vítor Lima, 117, Trindade, em Florianópolis.

Além da exibição do filme, esta primeira edição do Cineclube 757 também terá exibição de cartazes originais de todos os longas de Federico Fellini. São 20 cartazes, ao todo, com medidas de 60cm x 90cm.

O Cineclube 757 é uma iniciativa da Secretaria de Educação a Distância, da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Apufsc-Sindical e o Movimento Humaniza SC. A segunda edição do evento já está programada para os meses de abril a julho. Será o ciclo “Cinema e Fascismos”, idealizado pela Apufsc-Sindical, e contará com debates com especialistas e pesquisadores da área.

Sobre o documentário

O documentário “A magia de Fellini” (2003) conta a vida e a carreira do lendário diretor italiano Federico Fellini, com entrevistas, cenas de arquivo e bastidores de filmes. Woody Allen, Martin Scorsese, Donald Sutherland, Claudia Cardinale, Anita Ekberg, Anthony Quinn, Nino Rota, Roberto Benigni e Dino de Laurentis estão entre os entrevistados.

Sobre o debatedor

Antonio Cava (Foto: Divulgação)

Natural do Rio de Janeiro, Antonio Cava é produtor cultural, autor de teatro e curador. é autor dos livros “Fartura” (2015) e “Sublime” (2018). Estudou Ciências Políticas em Milão, Geografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Direção Teatral na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Dirigiu duas peças de teatro de sua autoria: “Hilda” e “O dia de nossos amores”. Idealizou e produziu mais de 30 exposições em várias capitais do Brasil.

É especializado na obra do cineasta Federico Fellini, curador da mostra “Circo Fellini” e do “Festival Fellini”. Colecionador de filmes, livros, desenhos e fotografias do cineasta, acervo que se transformou em exposição permanente no Museu Guido Viaro em Curitiba. Atualmente, vive em Florianópolis.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

Confira a programação:

17/4 – “Noite e Neblina”, de Alain Resnais (1955/33min/Cor e PB)
22/5 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/6 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/7 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

Serviço
O quê: Exibição do documentário “A magia de Fellini” (2003), de direção de Carmen Piccini, e palestra “59 minutos com Fellini” com Antonio Cava
Quando: 27 de março, às 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari – Avenida Vítor Lima, nº 117, bairro Trindade, Florianópolis/SC

Imprensa Apufsc