Pasta é copresidente do GT neste ano
O Ministério da Educação (MEC) participou, entre os dias 16 e 17 de março, em Amritsar, na Índia, da segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, em 2023. Durante dois dias, foram debatidos quatro temas, tratados como prioridades do GT: assegurar a alfabetização e a numeracia, especialmente no contexto da aprendizagem combinada; tornar a aprendizagem tecnológica mais inclusiva, qualitativa e colaborativa em todos os níveis; desenvolver capacidades nos estudantes para promover a aprendizagem ao longo da vida no contexto do futuro do trabalho; e fortalecer a pesquisa e promover a inovação, por meio de uma colaboração mais efetiva.
Na última quarta-feira, dia 15, como prévia da reunião, foi realizado o Seminário “Fortalecimento da pesquisa e promoção da inovação por meio de uma colaboração mais rica”, organizado pelo Instituto Indiano de Tecnologia Ropar. Foram pontuadas duas grandes questões: “Pesquisa em Tecnologias Emergentes e Disruptivas e Indústria 4.0’ e ‘Pesquisa em Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17)”.
G20 Educação
Neste ano, o MEC é copresidente do Grupo de Educação, que terá mais duas agendas, em abril e junho de 2023. Na sequência, será promovida a tradicional Reunião de Ministros de Educação dos países do G20. O Ministério, por meio de sua Assessoria Internacional, tem participado ativamente de todos os eventos do GT de educação do ano, juntamente com os demais países do grupo e organismos internacionais convidados.
O principal objetivo do G20 é reunir, regularmente, as mais importantes economias industrializadas e emergentes do planeta para debater questões-chave da economia global e promover políticas compatíveis com os resultados obtidos pelo grupo. O Brasil participará da mesa de todos os eventos do ano, juntamente com o representante da Indonésia, que sediou o G20 em 2022, e com a Índia.
Fonte: Ministério da Educação