Evento, que tem apoio da Apufsc-Sindical, é organizado pelo CFH, PPGFil, Cafil e Cine Marighella e irá exibir o documentário “Porque Lutamos! Resistência à Ditadura Militar”
Em memória aos 50 anos da morte do estudante Alexandre Vannucchi Leme, assassinado pela ditadura militar, um cine debate realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta sexta-feira, às 19h, irá exibir o documentário “Porque Lutamos! Resistência à Ditadura Militar”. O evento é organizado pelo CFH em parceria com o Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil), Centro Acadêmico Livre de Filosofia (Cafil) e Cine Marighella. A Apufsc-Sindical está entre os apoiadores, ao lado do Movimento Humaniza SC, Grupo Práxis e Instituto Memória e Direitos Humanos (IDMH).
O documentário “Porque Lutamos! Resistência à Ditadura Militar”, de direção de Fernanda Ikedo, traz a história do estudante Alexandre Vannucchi Leme, que foi preso, torturado e assassinado pela ditadura militar em 1973. A trajetória dele é contada por sete pessoas que destacam a sua luta, a atuação do grupo pelo fim da ditadura militar e o impacto da sua morte para os movimentos e organizações de esquerda à época.
No evento desta sexta-feira, após a exibição do documentário, será realizado um debate. De acordo com a organização, o objetivo é “articular a necessidade de tal espírito aguerrido junto as reverberações de manifestações autoritárias na forma da ascensão de tendências nazifascistas no país e, em particular, no estado de Santa Catarina”. O debatedores convidados são a professora da Universidade de Sorocaba (UNISO) Juliana Vannuchi e o professor da UFSC e vice-presidente da Apufsc, Adriano Luiz Duarte. A mediação será do professor da UFSC Vilmar Debona.
Serviço
O quê: Cine debate sobre o documentário “Porque Lutamos! Resistência à Ditadura Militar”
Quando: Sexta-feira, dia 17/3, às 19h
Onde: Auditório do CFH/UFSC, no térreo do Bloco B
Imprensa Apufsc