Iniciativas voltadas à geração de conhecimento científico que vão contribuir para os trabalhos do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está desenvolvendo uma plataforma para agregar e articular conhecimentos científicos produzidos sobre segurança alimentar e nutricional por diversos grupos de pesquisa, além de experiências conduzidas por governos e entidades da sociedade civil organizada. O objetivo é subsidiar a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas sobre o tema.
“O uso do melhor conhecimento científico e tecnológico permitirá avanços na gestão pública e na orientação dos recursos para a construção de políticas públicas adequadas, bem como também orientará os setores governamentais e acadêmico quanto às lacunas de conhecimento existentes”, explicou o analista em ciência e tecnologia Bruno Nunes, responsável pela implantação da Plataforma MCTI de Gestão do Conhecimento em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PlaGeSSAN).
Segundo ele, a segurança alimentar e nutricional é um dos temas que o MCTI vem trabalhando para gerar conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. “A partir do momento em que há um debate maior sobre o assunto da segurança alimentar e nutricional, aumenta a necessidade de um espaço seguro para o compartilhamento de experiências e, também, para identificar as lacunas do conhecimento”, disse.
“A plataforma servirá como repositório de todas as informações com embasamento e com confiabilidade para que possam ser disseminadas. Isso vai nos permitir gerir um portfólio de boas práticas que poderão ser replicadas em diferentes regiões do Brasil para que a população tenha acesso a alimentos saudáveis e em quantidade suficiente, respeitando a diversidade cultural e os princípios básicos de uma alimentação saudável”, acrescentou.
Saiba mais: MCTI