Cursos foram planejados a partir da parceria com o Ministério da Ciência
O curso Maker Edu: práticas inovadoras de materiais educacionais e robótica na educação básica começou a formar 1,2 mil professores de 26 estados brasileiros. Essa é uma ação do programa LabRemoto, desenvolvido em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conduzida pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), do campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O programa LabRemoto proporciona formação continuada de docentes e de outros agentes da educação básica. A atividade inaugural, realizada em 8 de fevereiro, compõe o primeiro módulo, Maker Edu, com carga horária de 20 horas. O curso é inspirado na cultura maker, com aulas práticas on-line apoiadas por conteúdos didáticos digitais. Também é utilizada monitoria e suporte off-line aos participantes.
A proposta é trabalhar com um modelo criado e testado pelo RExLab, baseado no projeto de integração de tecnologia na educação – o programa IntecEdu. Essa experiência, realizada a partir de pesquisas aplicadas, permite que o grupo atue com metodologias que já tiveram resultados positivos e que são implementadas há quase 15 anos. “Desde 2008 nós coletamos e organizamos dados sobre estratégias que podem ser aplicadas nas tecnologias de educação”, explicou o professor Juarez Bento da Silva, logo que os cursos foram lançados, em outubro do ano passado.
Os cursos são inéditos e foram planejados a partir da parceria com o MCTI. As aulas ocorrem de forma online, mas com atividades síncronas. Com a perspectiva maker, os professores elaboram projetos, recebem, em casa, kits com materiais, desenvolvem seus produtos, trabalham com as ferramentas em sala de aula e enviam para o RExLab um relato sobre o processo e a prática pedagógica.
A etapa de capacitação é composta pelas ações formativas, que serão realizadas em dois módulos: Curso Maker Edu: práticas inovadoras de materiais educacionais e robótica na Educação Básica e Curso Maker ODS: criando materiais educacionais e Curso Robótica: Aplicando robótica na Educação Básica.
Fonte: Notícias da UFSC