Encontro buscou viabilizar projeto do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias do campus da UFSC em Curitibanos
O prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Adriano Stédile de Souza, foram recebidos nesta terça-feira, dia 7, pelo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Irineu Manoel de Souza. Eles estavam acompanhados do diretor do campus de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt, e trataram da união de esforços para viabilizar o projeto do Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias (CPAAV) do Centro de Ciências Rurais.
Participaram da reunião, realizada no gabinete do reitor em Florianópolis, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick, e o chefe de gabinete da Reitoria, Bernardo Meyer.
O prefeito Kleberson Luciano Lima destacou que a comunidade local reconhece a importância da instituição, que tem apoio dos cidadãos e dos poderes públicos. “As brigas da UFSC de Curitibanos são brigas de Curitibanos”, afirmou. Ele citou como um marco a instalação do curso de Medicina no campus, uma demanda histórica da região. O professor Juliano reconheceu o apoio recebido e disse que já estão sendo viabilizados espaços para a UFSC dentro de unidades de saúde do município.
Estrutura de pesquisa
O Centro de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias tem potencial para apoiar o desenvolvimento econômico da região, observou o professor Bernardo Meyer. De acordo com o projeto, o CPAAV é uma “plataforma multiusuária e interdisciplinar que tem como conceito a consolidação de uma estrutura laboratorial de pesquisa” capaz de dar suporte não só aos pesquisadores do Centro de Ciências Rurais e de toda a UFSC, mas também a usuários externos públicos e privados.
Com isso, o campus regional poderá aumentar a produção científica de alto impacto, contribuindo para a internacionalização da pesquisa; atuar mais fortemente na formação de recursos humanos especializados e, através dos serviços prestados pelo CPAAV, atender demandas regionais, estimulando a inovação e contribuindo com o desenvolvimento do setor produtivo local.
O projeto do Centro de Pesquisas contempla a instalação de três centrais: Central de Análise Instrumental, Central de Biologia Molecular e Central de Microscopia e diversos ambientes de apoio, como laboratórios de manipulação de células animais e vegetais, central de armazenamento de amostras, almoxarifado e outros. O valor total da obra licitada é de R$ 8,7 milhões, dos quais já estão disponíveis R$ 1,65 milhão de um financiamento da Finep. Os recursos para complementação da obra serão buscados entre potenciais fontes locais, estaduais e federais.
Fonte: Reitoria UFSC