Foi deliberada a realização, em 31 deste mês, do primeiro Dia Nacional de Mobilização, com participação de servidores de todo o país
As entidades representativas do Executivo Federal afiliadas ao Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniram na manhã da última quarta-feira, dia 11, em Brasília, para definir o calendário de mobilização da campanha salarial de 2023. Na reunião, foi deliberada a realização, em 31 deste mês, do primeiro Dia Nacional de Mobilização, com participação de servidores de todo o país.
O evento marcará a retomada da campanha pela recomposição salarial, iniciada em 18 de janeiro de 2022 e suspensa após o fim do prazo legal para a concessão de reajustes, em face do período eleitoral. Agora, além da reparação das perdas acumuladas nos últimos anos, que chegam a 27%, as entidades reivindicam tratamento isonômico entre os poderes.
“Emergencialmente, temos que garantir o encaminhamento da pauta dos servidores do Executivo, pois Judiciário, Legislativo e MPU já têm leis próprias de recomposição, com pagamentos programados para fevereiro”, pontuou o presidente do Fonacate e da Fenaud, Rudinei Marques.
Para a recomposição emergencial, os dirigentes das entidades do Executivo defendem o envio imediato de medida provisória ao Congresso Nacional, sem prejuízo da instalação da mesa de negociação no âmbito do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para tratar questões gerais e outras específicas de cada carreira.
Leia na íntegra: Fonacate