Em entrevista ao Porvir, Renato Janine Ribeiro fala sobre a importância de levar fatos políticos para o debate na escola
A tensão política que culminou no ataque do último domingo, dia 8, a prédios públicos que abrigam os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em Brasília (DF) requer de educadores uma abordagem apoiada na ciência, na separação do que é fato e do que é opinião e nos valores éticos.
Esta é a proposta do ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, quando afirma que a tentativa de golpe deve, sim, ser assunto da escola. Em conversa com o Porvir, o professor de filosofia, cientista político, escritor e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) fez uma análise sobre o que simbolizam os atos cometidos por radicais e como combater (e falar sobre) esse tipo de comportamento desde cedo é importante.
Um dos caminhos, explica o professor, passa pelo debate aprofundado da Declaração dos Direitos Humanos, documento histórico da Organização das Nações Unidas (ONU). Elaborado por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948. Com esse material como base, seria possível estudar de maneira mais aprofundada o que foram a escravização e a ditadura militar, algo que segundo Renato Janine, não é feito da maneira adequada no país. “Toda essa tragédia pela qual o Brasil passou tem muito a ver com a omissão do país em lidar com um legado autoritário”, aponta.
Leia na íntegra: Porvir