Ano foi marcado por eleições presidenciais, para a Reitoria da UFSC e para a nova Diretoria do sindicato
O ano de 2022 foi marcado por fatos importantes na história da Apufsc-Sindical. Ele iniciou com a retomada das atividades presenciais no sindicato e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após dois anos de trabalhos remotos em decorrência da pandemia de covid-19. A entidade atuou de maneira efetiva nos fatos mais importantes da universidade nesse período.
Como integrante da Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc), fez parte da organização da consulta pública informal sobre a eleição da Reitoria e promoveu debates com as candidaturas. O sindicato acompanhou todo o processo, até a nomeação do novo reitor, Irineu Manoel de Souza, e da vice-reitora Joana Célia dos Passos.
Na sequência, foi a vez da Diretoria da Apufsc encaminhar a decisão sobre a filiação nacional do sindicato. Duas assembleias e votações foram realizadas, e por fim os filiados e filiadas decidiram pela filiação da Apufsc-Sindical ao Proifes-Federação. Em agosto, representantes da Apufsc-Sindical tomaram posse como membros do Conselho Deliberativo do Proifes-Federação. Desde então, já participaram de três reuniões do grupo. Em dezembro, a Apufsc participou, ainda, de reunião da Diretoria do Proifes.
Na metade do ano, o sindicato publicou dois documentos importantes: o dossiê sobre as condições de trabalho docente e funcionamento geral da UFSC, que teve a participação de chefes de departamento e direções de centros e campi e foi entregue à nova Reitoria; e o estudo “Evolução dos salários dos professores, perdas, necessidade de reposições”, elaborado pelos professores filiados Nelson Casarotto e Nestor Roqueiro, com assessoria do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O segundo semestre também foi marcado pela participação do sindicato na Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que teve como tema a defesa do legado de Paulo Freire, e atuação em defesa das eleições, das urnas eletrônicas e do estado democrático de direito, com a realização do ato de leitura da Carta pela Democracia no auditório da Reitoria da UFSC.
Em setembro, iniciou-se o processo eleitoral para a Diretoria da Apufsc-Sindical, que resultou na eleição de José Francisco Guadalupe Fletes como novo presidente (confira aqui os nomes da nova Diretoria eleita). A posse ocorreu no mês de outubro e foi prestigiada pela comunidade acadêmica.
Em um ano marcado também pelas eleições presidenciais, e com atos de intolerância registrados dentro da universidade, a Apufsc se manifestou de maneira enfática e aderiu ao Movimento Humaniza SC, criado para responder com ações aos discursos de ódio que se proliferam em nosso estado.
Confira, em fotos, os fatos marcantes de 2022
Janeiro: Campanha por reajuste salarial
Fevereiro: Volta às aulas presenciais no Colégio de Aplicação
Março: Consulta pública e eleições para a Reitoria da UFSC
Abril: Volta às aulas presenciais na graduação
Maio: Resultado da eleição para a Reitoria da UFSC e nomeação do novo reitor
Junho: Aniversário da Apufsc-Sindical
Julho: Resultado da votação sobre a filiação nacional da Apufsc
Agosto: Ato de leitura da carta pela democracia
Setembro: Eleições para a Diretoria da Apufsc-Sindical
Outubro: Posse da nova Diretoria da Apufsc-Sindical
Novembro: Retomada da Sepex presencial
Dezembro: Apufsc adere ao Movimento Humaniza SC
Imprensa Apufsc