Nota de pesar: falece o professor aposentado José Pinho Alves Filho

O velório será nesta quarta-feira, dia 21, das 9h às 13h30, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis

A Apufsc-Sindical comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e filiado ao sindicato José Pinho Alves Filho. Ele faleceu nesta terça-feira, dia 20, por volta do meio-dia. O velório e o sepultamento serão realizados nesta quarta-feira, dia 21, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, das 9h às 13h30.

José Pinho Alves Filho foi professor no Departamento de Física da UFSC desde 1976, e estava aposentado desde 2018. Atuou também como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC. Tinha como disciplina preferida a Didática das Ciências.

A Apufsc-Sindical presta suas condolências e solidariedade aos amigos e familiares do professor.

A Direção do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CMF) da UFSC, onde Pinho foi professor por 42 anos, publicou uma nota para informar o falecimento. Leia na íntegra:

Prezados colegas da UFSC,

É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso colega, Prof. José de Pinho Alves Filho, no dia de hoje, 20/12/2022.

Para todos que o conheciam, se destacava a paixão que o Pinho dedicava às atividades profissionais e seu amor à UFSC e ao ensino e à pesquisa nesta área.

Aos familiares e amigos, desejamos que a força do Pinho continue sendo inspiradora e que as boas lembranças fiquem por muito tempo em nossas memórias.

Segue um brevíssimo resumo da vida profissional de nosso colega, escrito pelo seu amigo e nosso colega, Prof. Arden Zylbersztajn:

“JOSÉ DE PINHO ALVES FILHO
Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Doutor em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), com pós-doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal (2009). Lotado no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1976, desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas principalmente para a formação de professores, e de administração, tendo ocupado a chefia do departamento. A nível de pós-graduação destacou-se como professor, orientador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, do qual tornou-se Professor Voluntário (docente permanente) após a sua aposentadoria em 2018. Deixa vasta produção bibliográfica na área de Educação/Ensino de Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, principalmente nos seguintes temas: Atividades Experimentais, Alfabetização Cientifica e Tecnológica (ACT). Interdisciplinaridade – Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; Didática das Ciências e Avaliação de Sistemas Educativos. Anteriormente ao seu ingresso na UFSC, foi docente da Fundação Universidade Regional de Blumenau (1970-1971) e do Instituto de Física da USP (1971-1975), onde participou do Projeto Ensino de Física (PEF) voltado para a elaboração de material didático para o ensino médio.”

Imprensa Apufsc