Estudos no exterior mostram que o Graphogame ajuda na compreensão fonética, mas não influencia na parte ortográfica e na leitura
Apesar de o presidente Jair Bolsonaro (PL) citar no debate realizado no último domingo, dia 16, que um game educacional adotado pelo governo alfabetizaria crianças em seis meses, o Ministério da Educação (MEC) nem sequer tem estudos sobre a eficácia do aplicativo no aprendizado.
O governo não sabe, portanto, qualquer efeito do uso dessa ferramenta, muito menos sobre o suposto sucesso mencionado pelo presidente. Estudos internacionais mostram que o jogo colabora com a compreensão fonética, mas não influencia na parte ortográfica ou fluência de leitura.
Chamado Graphogame, o aplicativo foi anunciado pelo MEC em 2020, conforme publicado pela Folha de S. Paulo na ocasião. Trata-se da adaptação para o português de um jogo de alfabetização criado por pesquisadores finlandeses.
O aplicativo tem evidências de sucesso em outros países. No Brasil, no entanto, o governo federal só tem informações sobre quantidade de downloads, de cerca de 1,7 milhão, mas não há outros dados, como sobre o perfil de famílias atingidas — o desafio no país é chegar aos mais pobres.
O MEC não tem estudos sobre a efetividade do uso nem tampouco sobre algum sucesso no processo de alfabetização. A pasta informou à reportagem, em resposta a pedido de Lei de Acesso à Informação, que não coleta dados de usuário e, portanto, não tem acompanhamento pedagógico da ferramenta.
Leia na íntegra: Folha de São Paulo