Universidade conta com quase 3 mil docentes nos cinco campi, sendo a maioria com doutorado
Celebrado em 15 de outubro, o Dia dos Professores chama a atenção para a importância dos profissionais da educação. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o quadro docente é composto por 2.911 profissionais que atuam nos cinco campi. A maioria deles está em Florianópolis – 2.496 – e a maior parte tem doutorado – 2.429. Há ainda, na universidade, 580 pós-doutores.
Do total dos docentes da UFSC, a maioria é do sexo masculino: são 1.592 homens e 1.310 mulheres. A faixa etária com o maior número de professores é entre 40 e 49 anos: são 976 profissionais.
Além disso, os dados mostram que 2.424 docentes têm como cargo “professor magistério superior”, e 2.410 têm regime de trabalho de dedicação exclusiva (DE). A maioria dos docentes da UFSC, 2.538, segue o regime jurídico único dos servidores da União (RJU). Entre eles, 2.413 são do magistério superior e 125 são do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais Públicas de Ensino (EBTT). Há ainda 219 professores voluntários na universidade.
Confira os dados:
Os dados são do Observatório UFSC, uma plataforma de transparência e apoio à gestão que integra, em um único ambiente, os dados e informações de vários domínios da instituição. O portal foi lançado em novembro de 2021 e tem a sua origem ligada à Secretaria de Inovação (Sinova), que conseguiu captar recursos externos para financiar um projeto de pesquisa que tinha o objetivo de apresentar à sociedade as patentes e ativos de Propriedade Intelectual (PI) da UFSC. A ideia do Observatório transformou-se em um projeto institucional, agregando todas as áreas da universidade.
A plataforma possibilita o acesso à informação e transparência, a identificação e incorporação de melhorias com mais celeridade, a gestão ativa e eficiente baseada em dados e a efetividade de gestão, inclusão e transparência.
Imprensa Apufsc
::: Leia também:
Especial Dia dos Professores: Professora emérita da UFSC fala da importância da educação com caráter social