O programa pretende formar e conectar pesquisadores e empreendedores, com o apoio da Universidade de St. Gallen, CNPq, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
O professor e o pesquisador Alexandre ten Caten, da UFSC Curitibanos, e a pesquisadora Mirelle Dogenski estão entre os 10 cientistas empreendedores brasileiros selecionados para um treinamento da agência Swissnex in Brazil, rede global suíça que conecta pessoas e instituições em educação, pesquisa e inovação, e que ocorre uma semana no Brasil, em novembro, e uma na Suiça, em março de 2023. O programa pretende formar e conectar pesquisadores e empreendedores, com o apoio da universidade de St. Gallen, CNPq, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Alexandre ten Caten é formado em Agronomia e tem Doutorado em Ciência do Solo. É professor da UFSC no campus de Curitibanos na área de Geoprocessamento, e realiza suas pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN) nas áreas de pedometria, mapeamento digital e sensoriamento próximo do solo. Desde 2020, participa de atividades de empreendedorismo junto à Superintendência de Inovação. Com estudantes do grupo de pesquisa do Laboratório de Geomática, desenvolve o projeto SensorGreen: Smart Soil Testing, que tem o objetivo de impactar a forma como são realizadas as análises de solos.
Por meio da tecnologia de Sensoriamento Proximal do Solo, as amostras de solos são escaneadas e os dados processados por algoritmos de Inteligência Artificial. Essa metodologia é rápida, mais barata, digital e busca diminuir significativamente a utilização de reagentes químicos pelos laboratórios – viabilizando uma análise de solo verde e mais sustentável. Ela prevê a adoção mais racional do uso de fertilizantes, além de contribuir com o futuro dos mercados de créditos de carbono e com o seguro agrícola paramétrico.
O programa do AIT Swissnex será uma oportunidade para os pesquisadores ampliarem a experiência em empreendedorismo, conhecendo potenciais colaboradores nacionais e internacionais durante os treinamentos no Brasil (SP e RJ) e Suíça. Além disso, reforçará as pontes entre os projetos científicos das universidades brasileiras e o mundo dos negócios.
Leia na íntegra: Notícias UFSC