Estudo analisa uso de plataformas tecnológicas em educação na pandemia

Primeiro documento de uma série de três volumes analisa riscos relacionados ao uso de dados dos usuários no ecossistema educacional, incluindo adolescentes e crianças

A pandemia de covid-19 levou escolas, alunos e professores a se adequarem ao ensino remoto, até então pouco adotado no Brasil, passando a utilizar plataformas tecnológicas estrangeiras, fenômeno conhecido como “plataformização da educação”. Em tempos de economia global baseada em dados, os problemas e os desafios que este cenário criou foram traduzidos pelo Grupo de Trabalho sobre Plataformas na Educação Remota do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que lançou nesta quinta-feira (29) o estudo “Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: problemas e conceitos”. O tema tem sido tratado por especialistas de diversos países.

O estudo mostra que somente 14% das escolas públicas urbanas usavam algum tipo de plataforma de ensino a distância antes da suspensão das aulas presenciais. Em números gerais, 28% das instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, localizadas em áreas urbanas, contavam com essa tecnologia. As escolas localizadas em áreas urbanas tiveram maior presença em redes sociais, sendo 73% entre as públicas e 94% entre as particulares – números que, respectivamente, eram de 67% e 76% em 2018.

O uso de sistema de videoconferências comerciais – especialmente Google Meet, Zoom e Microsoft Teams — como recurso de apoio à continuidade das aulas foi citado por 80% das escolas estaduais, 75% das particulares e 42% das municipais. O estudo conclui que, embora seja um caminho possível diante do fechamento de escolas, a entrada irrestrita desses recursos tecnológicos na educação traz diversas preocupações. Dentre elas, o fato de que empresas de tecnologia concederam acesso a seus serviços voltados à educação de forma aparentemente gratuita, com adesão ampla de muitos gestores públicos imediatamente à iniciativa sem uma análise crítica sobre o tema.

Leia na íntegra: Correio Braziliense