O evento é promovido pela Internacional da Educação da América Latina (IEAL) e integra a programação das celebrações ao aniversário de Paulo Freire
A diretora-financeira da Apufsc-Sindical, Gabriela Kaiana Ferreira, participa do Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras em Educação da América Latina. O evento é promovido pela Internacional da Educação da América Latina (IEAL) e integra a programação das celebrações ao aniversário de Paulo Freire, que acontecem de 17 a 21 de setembro, no Recife, Pernambuco. O Proifes-Federação, entidade à qual a Apufsc é filiada, também participa do evento com uma delegação composta por 30 docentes.
Presente à mesa de abertura do encontro, a diretora de seguridade social do Proifes, Raquel Nery, destacou o poder da palavra, principal instrumento de luta das e dos docentes. “De fato, a palavra é ferramenta muito poderosa e, ainda que eventualmente seja usada para violências, nós a usamos como instrumento que educa, como instrumento que institui a democracia. Com ela, nós contamos as nossas histórias, fazemos os nossos pactos e estabelecemos a igualdade”, disse a dirigente.
Reunindo centenas de professoras e professores de países como Brasil, Argentina e Costa Rica, o evento discutiu caminhos para o fim da violência contra mulheres no local de trabalho e a defesa da ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Também foram debatidos processos de construção de Políticas de Igualdade nas organizações sindicais.
A vice-presidenta da Adufrgs-Sindical, Ana Boff de Godoy, lembrou que as mulheres não são a maioria dos docentes do ensino superior pois enfrentam dificuldades para acessar mestrado, doutorado e pós-doutorado. “É preciso ter uma dedicação muito intensa e são poucas as mulheres que conseguem. Não por vontade, mas por condições”, ressaltou. A dirigente falou sobre a culpa que muitas mães, incluindo ela, carregam por deixar seus filhos em casa para buscar qualificação, e destacou a importância da força de outras companheiras para que essa situação possa ser enfrentada.
Fonte: Proifes-Federação