Na nova avaliação, a UFSC passou a ter 26 programas com notas 6 ou 7, considerados de excelência acadêmica – 39% do total. Em 2017, o nível de excelência foi obtido por 20 programas (31%)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora os resultados preliminares da Avaliação Quadrienal dos programas de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 67 programas acadêmicos avaliados, 43 mantiveram as notas obtidas há quatro anos, 19 tiveram notas maiores que em 2017 e três foram avaliados pela primeira vez. Apenas dois programas tiveram pontuação mais baixa em relação ao último levantamento. A avaliação da Capes escrutina mais de 7,5 mil cursos do Sistema Nacional de Pós-Graduação e leva em conta critérios quantitativos e qualitativos.
Na nova avaliação, a UFSC passou a ter 26 programas com notas 6 ou 7, considerados de excelência acadêmica – 39% do total. Em 2017, o nível de excelência foi obtido por 20 programas (31%). Neste grupo estão os cursos de Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Engenharia Elétrica e Filosofia, que alcançaram a nota 7 e se juntaram aos programas de Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Química.
Também entraram para o grupo de excelência os cursos de Antropologia Social, Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Neurociências e Saúde Coletiva. Eles alcançaram nota 6, que já era ostentada desde 2017 pelos programas de Aquicultura, Ciências dos Alimentos, Direito, Educação Científica e Tecnológica, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Automação e Sistemas, Engenharia Mecânica, Estudos da Tradução, Farmacologia, Linguística e Recursos Genéticos Vegetais.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Werner Kraus Junior, destaca o crescimento no número de programas com notas 6 e 7, com total de 11 programas sendo promovidos – destes, cinco obtiveram promoção para nota 7 e seis programas subiram para nota 6.
“Confirma-se, por meio dos resultados da avaliação do quadriênio 2017-2020, a excelência acadêmica da UFSC já captada por outros indicadores, tais como o ranking Times Higher Education, que posicionou a UFSC como a sexta melhor colocada na América Latina. Embora a avaliação seja da pós-graduação, é inegável sua relação íntima com a qualidade da graduação, da pesquisa, da extensão e da administração na universidade. Trata-se, portanto, de uma conquista de toda a comunidade universitária”, afirma o pró-reitor.
A UFSC tem outros 19 programas com nota 5 e 15 programas com nota 4 na avaliação da Capes. Apenas cinco programas têm nota 3, incluindo o de Geologia, que teve em 2021 sua primeira avaliação.
Leia mais: Notícias UFSC