Todas as universidades brasileiras que estão entre as mil melhores do mundo são públicas, USP é quem tem a melhor posição enquanto UFSC é a 12° melhor universidade do Brasil, figurando entre as 700 melhores universidades do mundo segundo o Ranking de Xangai
O Ranking de Xangai é realizado anualmente desde 2003 e leva em conta critérios como o número de alunos e professores que ganharam prêmios Nobel e medalhas Field, pesquisadores com trabalhos recentes de referência na área de atuação deles e pesquisas publicadas por representantes das instituições em periódicos de alto impacto, como Nature e Science.
A empresa de consultoria Shangai Ranking, da China, divulgou na segunda-feira, dia 15, a lista das mil melhores universidades do mundo em 2022. A seleção traz 21 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, mas nenhuma delas figura entre as 100 primeiras.
Depois do centésimo lugar, o ranking não estipula a posição exata de cada instituição. É por isso que elas aparecem agrupadas na casa das dezenas ou das centenas.
O grupo das 15 melhores universidades do mundo é composto exclusivamente por centros de ensino e pesquisa localizados nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Já entre os integrantes do Brics, bloco econômico que reúne países emergentes, o Brasil fica bem atrás da China, que possui 186 instituições no ranking das mil primeiras, mas supera Índia (14), Rússia (10) e África do Sul (9).
Leia na íntegra: Folha de São Paulo