Encontro foi realizado nos dias 12 e 13 deste mês, em Brasília
Representantes da Apufsc-Sindical tomaram posse e participaram, na última sexta-feira e sábado, dias 12 e 13, da reunião do Conselho Deliberativo do Proifes-Federação em Brasília. Na ocasião, os membros do Conselho Deliberativo analisaram as propostas de atuação aprovadas no último Encontro Nacional do Proifes, realizado em julho, e deliberaram sobre as ações, os responsáveis e o período de implementação das mesmas. Essa foi a primeira participação da Apufsc como sindicato filiado à Federação.
O Conselho Deliberativo é a instância decisória máxima do Proifes-Federação, composto por indicações de cada um dos sindicatos federados para mandatos de três anos, e formado por 37 pessoas. O Conselho Deliberativo se reúne ordinariamente após os encontros nacionais e extraordinariamente quando convocado pela Diretoria-Executiva ou por um quinto de seus representantes. Ao Conselho compete, dentre outras, eleger os ocupantes dos cargos da Diretoria-Executiva do Proifes-Federação.
Pela Apufsc-Sindical, estiveram presentes os professores Carlos Alberto Marques, Romeu Bezerra, Roberto F. Mello e Bernardo Borges, membros titulares no Conselho Deliberativo, e o professor Camilo Buss, membro suplente. Os representantes do sindicato se inseriram em Grupos de Trabalho e ações aprovadas na reunião. O presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, entrou para o GT que irá elaborar uma carta aos candidatos e candidatas à Presidência da República sobre o financiamento para as universidades e pesquisas científicas.
O documento com a sistematização das ações aprovadas na reunião deve ser disponibilizado em breve pelos sindicatos federados.
Encontro Nacional do Proifes
Realizado entre os dias 12 e 14 de julho deste ano, o XVIII Encontro Nacional do Proifes-Federação reuniu observadores, convidados, palestrantes e representantes da diretoria e delegações de todos os sindicatos federados em Natal, Rio Grande do Norte, para debater assuntos relacionados às Instituições Federais de Ensino Superior. O encontro, que acontece anualmente, contribui para a construção de diretrizes de atuação da Federação para o próximo período.
No encontro de 2022, os debates foram divididos em seis eixos temáticos: Eixo I – A crise da sociedade brasileira. Seu aprofundamento em 2022 e os reflexos nas IFES; Eixo II – PNE: a necessidade de um debate sobre seu futuro; Eixo III – Educação, Direitos Humanos e diversidade: o papel da Federação nessa luta; Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde: o papel da Federação nessa luta; Eixo V – A defesa da autonomia e a gestão democrática nas IFES: a necessidade de aprofundar a democracia nesse espaço; e Eixo VI – Os desafios da construção de uma Nação Soberana e a atuação da Federação nesse processo.
Imprensa Apufsc