“É lamentável que instrumentos do estado para garantir segurança pública para proteger cidadãos ajam com truculência e com violência sobre manifestações a favor da democracia e da liberdade”, diz o presidente da Apufsc
O Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) repudia a ação da Polícia Militar durante o ato em defesa da democracia, realizado no fim da tarde desta quinta-feira, dia 11, no Centro de Florianópolis, que resultou na prisão de uma estudante da instituição. “Nós, da Apufsc-Sindical, repudiamos esse ato da Polícia Militar de Santa Catarina diante de manifestações pela democracia, pela liberdade, em defesa da justiça e dos direitos sociais. É lamentável que instrumentos do estado para garantir segurança pública para proteger cidadãos ajam com truculência e com violência sobre manifestações a favor da democracia e da liberdade”, afirma Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc. “Se algum ato impróprio ocorreu, deveria ser tratado de outras formas. Com diálogo, e não com violência”, complementa Bebeto.
Ele acrescenta: “Esperamos que imediatamente a jovem seja liberada e que sobre ela não pese nenhum tipo de acusação. Nossos advogados estão acompanhando o caso, e colocamos todos eles à disposição não só da estudante que foi presa, mas de todo o conjunto de pessoas que estiveram nas mobilizações”.
Em Brasília, participando de reunião do conselho deliberativo do Proifes, Bebeto lamenta “que num dia em que a sociedade braisleira, em uma manifestação cívica, se manifestou em favor da democracia e da liberdade, esse tipo de acontecimento tenha ocorrido em Florianópolis”.
Mais cedo, na manhã de quinta-feira, a Apufsc-Sindical promoveu, ao lado de outras entidades, o ato em defesa da democracia e de leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito no auditório da Reitoria da UFSC, na capital catarinense.
Imprensa Apufsc
::: Leia também:
DCEs convocam ato pela soltura da estudante presa durante manifestação em Florianópolis
UFSC se manifesta sobre ação da PM em ato pela democracia