Janiel Sacramento conseguiu passar em Medicina em universidade estadual, mas tem dependido de doações para se manter estudando
O sucesso de Janiel Sacramento no vestibular foi estampado até em outdoors no seu Estado, a Bahia. O problema é que os desafios do jovem não pararam na aprovação, mesmo se tratando de uma universidade pública. Para cursar a Universidade Estadual De Santa Cruz (UESC), Janiel precisou sair da casa da família e se mudar para Ilhéus. Sem dinheiro para custear por conta própria alimentação, materiais e o aluguel de R$ 600, o estudante diz que tem dependido de doações para continuar estudando.
Sem saber até quando as doações continuarão vindo, Janiel se inscreveu nos programas de auxílio financeiro da universidade e do governo do Estado. Os pedidos, diz ele, foram homologados, mas ele não sabe quando vai começar a receber o dinheiro. “Pela experiência dos veteranos, sai no segundo semestre”, conta.
O caso de Janiel ilustra um problema que, segundo especialistas, é antigo, mas tem se tornado mais comum: a dificuldade crescente de jovens de baixa renda em se manter no ensino superior, tanto público quanto privado, em um momento de crise tanto para famílias quanto universidades.
Leia na íntegra: Correio Braziliense