Entre os temas discutidos estiveram a educação pública, popular e gratuita
Foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho a II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), em Natal (RN). A Apufsc-Sindical participou do evento, que teve a inscrição de mais de 2,5 mil delegadas e delegados de todo país. Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc, e Romeu Bezerra, diretor de Divulgação e Imprensa, representaram a entidade.
Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), a II Conape teve como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.
Entre os temas discutidos estiveram a educação pública, popular e gratuita, e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e de educação o país precisa.
O evento contou com uma Comissão de Sistematização e Metodologia que recebeu e tratou quase 3 mil contribuições para o Documento Final da Conferência e a Carta de Natal.
Foram mais de 360 trabalhos inscritos, de todo o país, nas sessões de comunicação oral da conferência, sendo 260 aprovados para apresentação na Etapa Nacional. São trabalhos que dialogam com os eixos e temáticas da conferência.
Sobre a Conape
A Conape foi realizada pela primeira vez em 2018 por iniciativa do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) para contribuir para o debate nacional da educação, já que o governo desconstruiu o calendário da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2018 e desfigurou o Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela lei do Plano Nacional de Educação (lei 13.005/2014). A primeira edição da Conape ocorreu em Belo Horizonte (MG), de 24 a 26 de maio de 2018.
Fonte: FNPE