Joana Célia dos Passos se define como antirracista, feminista e ativista em entrevista ao NSC Total
Joana Célia dos Passos é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-reitora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição que completa 61 anos em dezembro. Ocupam a posição na Reitoria junto à professora o feminismo e as lutas antirracista e contra a desigualdade — movimentos que, segundo a pesquisadora, fazem parte de quem ela é.
“O antirracismo, a luta contra a desigualdades, eu trago junto para a gestão porque eu me fiz nos movimentos sociais, eu me tornei essa mulher que eu sou atuando contra as desigualdades quer seja de gênero, de classe ou raciais. Eu me torno isso. Eu não tenho como tirar de mim aquilo que me tornei ao longo do tempo”, disse Joana em entrevista ao NSC Total.
A nova vice-reitora é doutora em Educação pela própria UFSC. Nos últimos anos comandou o Centro de Ciências da Educação da universidade. Ela foi uma das responsáveis pela criação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), que deve ser convertida em pró-reitoria nesta gestão.
Leia na íntegra: NSC Total