Docentes e aposentados podem entrar em contato com a sede da Apufsc para agendar um horário
Criado em 2019 e suspenso durante a pandemia, o serviço de atendimento individual nas áreas de tecnologia e informática da Apufsc-Sindical está de volta desde 30 de maio. A estagiária Rebeca Araújo Barreto recebe de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Apufsc, no campus Florianópolis, filiadas e filiados que desejam tirar dúvidas sobre o assunto.
Formada em Letras – Língua Portuguesa e agora estudante de Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rebeca conta que, nesse primeiro mês de retorno, vários filiados têm procurado o serviço. Ela explica que ajuda os docentes em dificuldades com computadores e smartphones, no geral, desde que não envolva compartilhamento de informações pessoais, como dados bancários e endereços. “Passar fotos do computador para o celular, subir fotos para as redes sociais, anexar imagens em um e-mail, fazer downloads, configurar um celular novo, mexer no Word, mexer numa planilha”, são alguns dos exemplos de casos em que ela auxilia.
Mário Gama, 77 anos, marcou seu segundo atendimento para tirar uma série de dúvidas com Rebeca. “Nós aprendemos tarde [a usar a tecnologia] e quando a gente chega nessa idade, aprende e esquece logo. Por exemplo, a Rebeca ensina uma coisa e aí chega em casa e a gente já esqueceu. Na nossa idade é mais complicado, porque além da gente ter esse problema todo, também temos medo de mexer nas coisas e estragar”.
Apesar da estagiária garantir que quase toda manhã realiza pelo menos um atendimento, Mário acredita que a procura poderia ser maior. “Eu acho que o pessoal ainda está com medo, porque, na nossa idade, qualquer coisinha a gente vai embora, então o pessoal está com cuidado até para sair de casa”.
O serviço de atendimento de informática pode ser solicitado por qualquer filiado, sem restrição de idade. Para marcar, o professor deve entrar em contato com a sede da Apufsc ou verificar os horários disponíveis pelo telefone (48) 3234-3187 ou e-mail [email protected].
Karol Bernardi
Imprensa Apufsc