Obra foi publicada pela editora Insular
No dia 20 de maio, das 19h às 21h30, no Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis, o professor do departamento de História da UFSC, Waldir José Rampinelli, lança seu quinto livro solo. Escrito durante a pandemia da Covid-19, “Os botões da batina” é inspirado em “O Ateneu”, de Raul Pompéia. Com prólogo de Tânia Ramos e ilustrações de Frank Maia, o livro ficcional conta como os seminários católicos têm uma pedagogia da opressão, do medo, da ameaça do fogo do inferno, da demonização da mulher e da castração da sexualidade.
Rampinelli foi mandado para o seminário “Nossa Senhora de Guadalupe”, no sul de Santa Catarina, aos 9 anos. Por isso, a obra mistura história, inspiração da literatura e memórias dos anos de 1959 a 1974, período em que o docente estudou na entidade. O autor se identifica como escritor militante e afirma que seus textos podem gerar um certo desconforto em algumas pessoas. “Eu não escrevo para agradar, escrevo para pôr no papel aquilo que é importante” destaca.
Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Rampinelli tem mais de dezenas de livros publicados como autor, coautor e organizador. Em sua trajetória, acompanham o novo lançamento as obras: O menino que vê o mundo – confidências sobre os imigrantes italianos; Evangelho e Manifesto – ne religião e na política; O que a mídia esconde – crônicas na Rádio Onda Jovem; As duas faces da moeda – as contribuições de Jk e Gilberto Freyre ao colonialismo português.
Sobre a obra
“Os botões da Batina” foi publicado pela editora Insular, em 2021, e pode ser adquirido aqui, por R$ 44,00.
Tânia Ramos, escritora do prólogo destaca que o autor “recupera em todos os momentos o menino ou o adolescente e, mesmo preso pelas convenções da segunda metade do século XX e primeiras décadas do século XXI, em espaços mais públicos e politizados, faz um documento sobre a pedagogia da opressão desses internatos. Tudo isto é perpassado pela capacidade do imaginário no processo de recordação de cenas e fatos de uma infância nem risonha, nem franca e – ainda bem – que os anos não trazem mais”.
Sobre o lançamento
O que: Evento de lançamento do livro “Os botões da batina”
Quando: 20 de maio, das 19h às 21h30
Onde: Palácio Cruz e Souza, Florianópolis
Imprensa Apufsc