Confira os benefícios que a instituição terá com a decisão
Dar maior visibilidade à UFSC e suas práticas de preservação digital; preservar, de forma gradativa, os acervos disponíveis no Repositório Institucional e no Portal de Periódicos; implementar a caixa (software) LOCKSS para permitir sua integração à Rede Cariniana; contribuir para a construção de uma Política de Preservação Digital e de Acesso Aberto;
realizar ações conjuntas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e proporcionar a implantação de soluções de preservação digital de forma mais rápida e consistente. Estes serão alguns dos benefícios da universidade após a assinatura de um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
A justificativa do acordo baseia-se no fato de que a UFSC, como responsável pela salvaguarda de seus documentos, realiza frequentes backups, além de outras estratégias que ajudam a garantir a preservação de seus arquivos.
A Rede Cariniana, por sua vez, que surgiu da necessidade de se criar, no Ibict, uma rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, utiliza o conceito de integração e compartilhamento de recursos e informações, criando um ambiente colaborativo que proporciona a implantação de soluções de preservação digital de forma mais rápida e consistente. Assim, o acordo possibilitará que a UFSC cumpra seu papel de mantenedora da Memória Institucional a longo prazo.
Para viabilizar o acordo, o Ibict será responsável pela realização de treinamento das equipes alocadas pela UFSC para as atividades constantes do plano de trabalho, além de acompanhamento e avaliações periódicas em conjunto com a UFSC. A UFSC vai disponibilizar a infraestrutura tecnológica, dados técnicos e informações sobre as instalações, procedimentos e configurações aplicadas a softwares e equipamentos do contexto da aliança Ibict/LOCKSS, além de manter as cópias das publicações eletrônicas selecionadas.
Fonte: Notícias da UFSC