Estudo comparou sistema de financiamento da educação do Brasil com a Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França e Reino Unido, afirma o Uol
A dependência de impostos de serviços fragiliza o financiamento da educação no Brasil, segundo estudo divulgado hoje (14) pelo Instituto Unibanco. Em tempos de crise, diz a análise, o formato de arrecadação prejudica ainda mais.
O levantamento comparou o sistema educacional do Brasil com os da Argentina, da Colômbia, dos Estados Unidos, da França e do Reino Unido. Na escolha dos países, os pesquisadores levaram em consideração a estrutura administrativa, a universalização da educação básica, a posição geográfica e a disponibilização de dados comparáveis sobre o tema.
No Brasil, o modelo de financiamento adotado está ligado à arrecadação de impostos —o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto sobre Serviço). Ou seja, em momentos em que a arrecadação de impostos aumenta, existe “automaticamente a necessidade de aumento no gasto com a política pública em todos os níveis”.
Por outro lado, em momentos de crise, como o primeiro ano de pandemia de coronavírus no país, há uma redução na arrecadação que afeta também “automaticamente na mesma proporção” os recursos garantidos para política pública.
Leia na íntegra: Uol