Projetos desenvolvidos na universidade abrem as portas das áreas tecnológicas e de ciência exatas, majoritariamente ocupadas por homens, ao público feminino
Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a questão da excelência das mulheres nesta área e lembrar que ciência e igualdade de gênero devem avançar lado a lado. Isso, para a Organização das Nações Unidas (ONU), é fundamental para enfrentarmos os principais desafios mundiais e alcançarmos todos os objetivos e metas da Agenda 2030.
A pandemia de covid-19 tem demonstrado o papel importante das mulheres pesquisadoras em diferentes estágios, desde o avanço do conhecimento sobre o vírus até o desenvolvimento de técnicas de teste e, finalmente, da vacina. Foram duas pesquisadoras brasileiras, por exemplo, que sequenciaram o genoma do novo coronavírus, ainda em 2020: as cientistas Jaqueline de Jesus e Ester Sabino, da USP.
Ao mesmo tempo, a pandemia também tem proporcionado um impacto negativo significativo sobre as mulheres cientistas, em particular aquelas em estágios iniciais de carreira. O momento atual contribui para ampliar a desigualdade de gênero existente na ciência e revela as disparidades de gênero no sistema científico.
Esses problemas devem ser tratados por novas políticas, iniciativas e mecanismos que incentivem a presença de mulheres e meninas na ciência. Por isso, a Apufsc apoia iniciativas que geram oportunidades para que meninas e mulheres ingressem nas áreas científicas.
Conheça 4 projetos desenvolvidos na universidade:
1 – Meninas Digitais UFSC: É parte de um programa da Sociedade Brasileira da Computação que tem como propósito divulgar as áreas tecnológicas e de ciência exatas. O foco do projeto é despertar o interesse e motivar alunas do ensino médio a conhecerem melhor a área e, dessa forma, desenvolverem habilidades para a busca do conhecimento. São oferecidos pelo projeto minicursos de computação desplugada, desenvolvimento de aplicativos móveis, jogos digitais, construção de robôs e sistemas de automação, montagem de circuitos elétricos e eletrônicos, implementações e construções de cidades inteligentes, entre outras atividades.
2 – Meninas na Ciência: Tem como objetivo estimular o interesse de alunas da Educação Básica pelas ciências exatas e tecnologias e incentivar a busca por profissões e carreiras científicas. Entre os objetivos específicos estão: combater preconceitos existentes com relação a presença de mulheres nas carreiras e profissões científicas e tecnológicas e divulgar estas possibilidades profissionais nessas áreas; desenvolver ações com as alunas da educação básica em que tenham contato direto com atividades e práticas científicas; contribuir para o envolvimento das estudantes de graduação em Física em projetos que busquem desenvolver suas habilidades em espaços que lhe sejam asseguradas condições de igualdade de gênero.
3 – Ciência feita por mulheres para todos e por todos: Tem por objetivo principal a ampliação do diálogo sobre o papel da mulher enquanto indivíduo na sociedade sendo ativa nas áreas de ciências, no campo conhecido como STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics).
4 – Mulheres na Ciência: O projeto foi aprovado no Edital de Meninas na Ciência, Engenharia e Programação, do CNPq, e tem como objetivo apresentar, discutir e refletir juntamente de alunas e professoras de escolas públicas de Joinville, o uso da tecnologia.
Imprensa Apufsc