Mudança respeita o prazo final de envio da lista tríplice ao MEC e atende à solicitação da Comeleufsc
O Conselho Universitário aprovou por unanimidade a solicitação do reexame do calendário para a eleição à reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O relator José Isaac Pilati explicou que o processo foi reaberto no dia 7 de fevereiro, após a solicitação de alteração ter sido feita em 31 de janeiro.
Um dos argumentos para a mudança é que o calendário acadêmico define o retorno das atividades presenciais dos estudantes para o dia 18 de abril. Já o calendário do CUn fixa para 19 e 20 do mesmo mês o prazo para apresentação de candidaturas. “Isso causa quase que a inviabilidade de discussões, enfraquecendo assim o processo democrático de escolha”, explicou Pilati.
Respeitando a data de 4 de maio para envio da lista tríplice de candidaturas ao Ministério da Educação (MEC), o conselheiro considerou ser possível a modificação das datas, conforme cronograma abaixo:
18/4: publicação do edital de escolha de reitor e vice;
19 a 27/4: inscrições;
25 a 27/4, 18h: prazo para impugnações;
26 a 28/4,12h: acesso aos autos aos impugnados;
26 a 28/4: decisão da comissão especial sobre impugnações;
27 a 29/4, 18h: homologação das candidaturas;
28/4 a 2/5: eleição no CUn;
3/5: envio da lista tríplice para o MEC.
Para Pilati, “o pedido dos ilustres conselheiros está plenamente justificado. Leva em consideração o calendário acadêmico, mantém os prazos para apresentação de candidatura, respeita e mantém a data final do processo de escolha, respeitando o processo legal de envio ao MEC”. Assim, proferiu parecer favorável.
Calendário atende solicitação da Comeleufsc
Em 28 de janeiro, as quatro entidades que compõem a Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) – Apufsc, APG, DCE e Sintufsc – apresentaram à administração central da UFSC a proposta de novo calendário para eleição da reitoria.
Tradicionalmente, a Comeleufsc patrocina uma consulta pública informal à comunidade acadêmica para a reitoria da universidade. O resultado dessa consulta dá maior legitimidade ao processo, para que o vencedor se inscreva como candidato ao CUn, responsável por realizar a eleição formal e legal, que resulta na composição da lista tríplice encaminhada ao MEC.
“Para a Apufsc, o essencial sempre foi fazer a consulta informal antes do CUn fechar a lista tríplice, dando maior legitimidade a quem for se inscrever na eleição do Conselho Universitário”, afirma o presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques. “Esse esforço das entidades em apresentar um calendário alternativo, agora aprovado pelo CUn, é também o reconhecimento de que a Apufsc tinha razão em sempre argumentar que havia necessidade de uma sincronia entre a consulta informal e a eleição dentro do Conselho Universitário”, complementa Bebeto.
Assista ao vídeo da sessão do CUn:
Imprensa Apufsc