GOG é considerado o pioneiro do Hip Hop no Brasil
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH-UFSC) promove na próxima segunda-feira, 13 de setembro, às 9h30, as conferências de abertura do ciclo Universidade InComum, com o tema A universidade e a reconstrução do Brasil democrático. O evento é on-line, gratuito, aberto para toda comunidade acadêmica e será transmitido por meio do canal do CFH no Youtube.
Participam das conferências o filósofo e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, e o rapper brasiliense GOG, com a mediação de Miriam Furtado Hartung, diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
GOG é pioneiro do rap brasileiro. Radicado em Brasília, independente, lançou 11 discos autorais, o primeiro deles em 1992. Colaborou com Lenine, Maria Rita, Gerson King Combo, Hamilton de Holanda, Fabiana Coza, entre outros artistas. Publicou, em 2010, A rima denuncia, coletânea com 48 de suas letras de rap. Voz respeitada nas periferias das metrópoles, GOG colabora com movimentos sociais, movimentos culturais e com a literatura marginal.
Renato Janine Ribeiro é professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001 por A Sociedade Contra o Social, foi ministro da Educação em 2015, membro do Conselho Deliberativo do CNPq e diretor de Avaliação da Capes de 2004 a 2008. Foi eleito presidente da SBPC em 2021.
O ciclo Universidade InComum é uma iniciativa do CFH com apoio dos centros de Ciências da Educação (CED), Socioeconômico (CSE) e de Comunicação e Expressão (CCE).
Fonte: Notícias UFSC