Método utiliza nanotecnologia para detectar o vírus, destaca a CNN Brasil
Um time de cientistas brasileiros está desenvolvendo um kit para diagnóstico da Covid-19 capaz de identificar, em até dois minutos, o Sars-Cov-2 a partir de anticorpos extraídos de cavalos, coelhos e camundongos. O modelo de teste em estudo utiliza a nanotecnologia para fazer a detecção do vírus em amostras de swabs nasofaríngeos de pacientes com suspeita de Covid-19.
Além da rapidez no diagnóstico, a tecnologia empregada vai reduzir os custos de produção dos kits. O estudo reúne pesquisadores de dez instituições, entre elas os institutos Vital Brazil, no Rio de Janeiro, e Butantã, em São Paulo, além de universidades públicas e privadas.
A pesquisadora Célia Machado Ronconi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), explica que, a partir da purificação do soro contendo os anticorpos do cavalo, os cientistas conseguiram obter uma grande quantidade de biossensores empregados na identificação do vírus. Como os anticorpos equinos são produzidos em grandes quantidades pelo Instituto Vital Brazil, será possível a produção dos chamados biossensores também em grande escala.
Leia na íntegra: CNN Brasil