Docente era membro da diretoria da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (Apec)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor substituto Áureo Leandro Haag, do Departamento de Economia e Relações Internacionais. Áureo faleceu neste sábado, 7 de agosto, em decorrência de complicações durante uma cirurgia no pé, após um atropelamento. Ele tinha 49 anos e completaria 50 no próximo dia 20 de agosto.
O professor Áureo era membro da diretoria da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (Apec) em múltiplas gestões e recentemente foi eleito para ser presidente da entidade.
Criada há cerca de 15 anos, a Apec congrega docentes e pesquisadores de várias universidades de Santa Catarina. Segundo o professor Hoyêdo Nunes Lins, um dos fundadores da Apec e docente aposentado da UFSC, a escolha do colega como presidente da Associação “refletiu o reconhecimento, no âmbito da Apec, da sua elevada capacidade profissional e da sua seriedade acadêmica. Os planos que tinha para a sua gestão iriam, com o apoio da vice-presidente e da diretoria, ajudar a fortalecer ainda mais a Associação, e ele mostrava entusiasmo a respeito. A Apec perde enormemente com o falecimento do Áureo. Seus membros perdem um companheiro alegre e de conduta sempre correta e amigável. Fará muita falta”, disse Lins.
Áureo era professor substituto na UFSC desde o início de 2021. Antes de lecionar na UFSC, foi diretor de Finanças e Contabilidade e professor na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), foi tutor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor substituto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Áureo graduou-se economista na UFSM e mestre em Economia na Universidade Federal de Uberlândia. A Unochapecó publicou uma nota em homenagem ao professor, que atuou na instituição durante cinco anos.
O professor Áureo foi atropelado em São José há cerca de uma semana, quando atravessava uma via pública na faixa de pedestres. Ficou internado no Hospital Regional, mas não resistiu a paradas cardíacas seguidas de embolia, durante uma cirurgia na noite desta sexta-feira, dia 6. Faleceu neste sábado de madrugada.
O velório ocorrerá no domingo, 8 de agosto, em São José.
A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do professor neste momento de luto.