Estudantes da UFSC Joinville são premiados na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites

Iniciativa é promovida pelo MCTI

Equipes da UFSC Joinville foram premiadas na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As equipes nomeadas PETROSAT-1 e EMISSAT apresentaram projetos conceituais de desenvolvimento de nanossatélites e foram aprovadas na fase 1 do concurso, obtendo a primeira e segunda colocação entre os competidores do estado de Santa Catarina.

Os projetos foram desenvolvidos dentro do escopo da disciplina Engenharia de Plataformas Orbitais (EMB 5425), do curso de Engenharia Aeroespacial, ministrada pelo professor Kleber Vieira de Paiva. Seguindo o regulamento das Olimpíadas de categoria universitária, os estudantes elaboraram projetos baseados na estrutura de um CubeSat 1U, um tipo de satélite miniaturizado usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras.

Como prêmio, as equipes receberão kits de nanossatélites educacionais. Os kits contam com diversos sensores, processador de 32 bits, bateria, entre outros materiais. Nas próximas etapas, os estudantes verão construir, programar e lançar os satélites projetados, divididos em etapas regionais e nacionais.

Fonte: Notícias da UFSC