Trabalho da UFSC foi reconhecido com Prêmio Aubrey Sheiham de Pesquisa Destacada em Saúde Pública Odontológica
Um artigo científico sobre as relações entre o racismo e as iniquidades em saúde bucal foi homenageado com o Prêmio Aubrey Sheiham de Pesquisa Destacada em Saúde Pública Odontológica. O trabalho, que traz quatro recomendações para a promoção da igualdade racial na pesquisa em saúde bucal, foi escrito pelo professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) João Luiz Dornelles Bastos, em colaboração com a pós-doutoranda da UFSC Helena M. Constante, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Roger K Celeste e as professoras da Universidade de Adelaide Dandara G. Haag e Lisa M. Jamieson. A cerimônia de premiação ocorre nesta quinta-feira, 15 de julho, e faz parte da programação do Congresso da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica.
Publicado em setembro de 2020 na revista científica European Journal of Oral Sciences, o estudo é uma reflexão teórica embasada em uma revisão crítica da literatura internacional sobre o tema e apoiada em publicações de outras áreas do conhecimento, como a sociologia. Ao avaliar a produção científica sobre os efeitos da opressão racial na saúde bucal, o artigo faz quatro recomendações que podem subsidiar pesquisas sobre a questão e auxiliar a mitigar as injustiças raciais na área.
A primeira é reconhecer que a própria ciência pode perpetuar a injustiça racial, de modo que a adoção uma posição supostamente neutra deve ser substituída pela promoção ativa de narrativas antirracistas. A segunda é não sugerir que a opressão racial é ruim porque prejudica a saúde bucal. Em vez disso, os estudos devem ajudar a construir um mundo mais justo, em que as iniquidades em saúde bucal não sejam abundantes. A terceira recomendação consiste em encorajar iniciativas que entendam que os sistemas de opressão agem conjuntamente para moldar a saúde bucal. A quarta e última orientação é considerar a opressão racial como um sistema complexo, que opera em três níveis conceituais inter-relacionados – intrapessoal, interpessoal e estrutural.
O Prêmio Aubrey Sheiham de Pesquisa Destacada em Ciências da Saúde Pública Odontológica tem como objetivo reconhecer a excelência no estudo em saúde pública odontológica. São contemplados trabalhos em epidemiologia, bioestatística, serviços de saúde, prevenção baseada na comunidade, promoção da saúde, saúde ambiental, economia da saúde e política de saúde aplicada à odontologia. O julgamento é realizado por uma banca formada por cinco integrantes do Grupo de Pesquisa Comportamental, Epidemiológica e de Serviços de Saúde da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica.