Professor Henderson Speck e a esposa, Doris, fizeram um presente manualmente como um reconhecimento pelas mais de quatro décadas de lutas do Sindicato
Na semana em que completou 46 anos, a Apufsc recebeu um presente de um de seus filiados. Henderson Jose Speck, 68 anos, é professor aposentado da UFSC e sindicalizado desde 1979. Quando soube do aniversário da Apufsc no calendário de eventos, ele e sua esposa Doris Speck, 64 anos, decidiram homenagear a associação com um presente manual.
Henderson foi professor de Desenho Técnico e CAD (desenho auxiliado por computador) na universidade até 2017. Entrou no departamento de Expressão Gráfica do CCE no mesmo ano em que se filiou à Apufsc. Com a pandemia, reclusos em casa, Speck sugeriu à esposa a confecção da lembrança.
Doris é professora aposentada de Artes e Desenho Geométrico e já vinha trabalhando com a método “patchwork” de artesanato. “O patchwork entrou na minha vida em 2016, quando fiz algumas aulas e desde então fiquei encantada. Hoje faço aulas on-line e tem sido um grande prazer descobrir cada dia mais os segredos do patchword”, ressalta a professora aposentada.
No presente entregue à Apufsc, foi utilizada a técnica “crazy”, que consiste na costura de pequenos retalhos de tecidos diferentes e irregulares, unidos sem muito critério.
O trabalho em conjunto do casal, com Henderson fazendo a logo da Apufsc em escala maior e Doris costurando os retalhos, evidencia a afinidade e carinho de ambos com a arte e o Sindicato. “A variedade de cores, estampas e tamanhos simboliza o trabalho diversificado da Apufsc, com seus associados”, conta o professor aposentado.
Henderson relata que nos seus primeiros anos de professor da UFSC e filiado da Apufsc sua participação se resumia à presença em assembleias do sindicato. Em 2017, isso mudou. “Após minha aposentadoria comecei a frequentar mais a associação no meu dia a dia e em eventos sociais, quando fiz novas amizades”, compartilha.
“Tenho muita consideração por todos os servidores da associação pelo apoio recebido quando necessitei” declara Speck. Sindicalizado há 42 anos, o ex-docente de Desenho Técnico reconhece que a Apufsc sempre lutou por condições melhores de trabalho para os professores.
Imprensa Apufsc