Maurício Gariba Jr. venceu as eleições em 2019, mas Ministério da Educação nomeou André Dala Possa; mais de 20 instituições federais passaram por intervenções do governo em nomeações de reitoria
Uma petição on-line pede para que o reitor eleito do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Maurício Gariba Jr. assuma o cargo. A eleição ocorreu em dezembro de 2019 mas, em maio do ano seguinte, o Ministério da Educação nomeou como reitor pro tempore o professor André Dala Possa, que havia perdido as eleições.
O argumento do MEC era de que o reitor eleito não poderia ser empossado pela tramitação de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) na Controladoria Geral da União. Mas, no mês passado, o processo foi arquivado.
A comunidade universitária abre, então, a petição, pedindo não apenas pela posse do reitor eleito, como também pela autonomia universitária no Instituto. Desde 2019, já são mais de 20 as instituições federais que passaram por intervenções do governo federal em eleições para reitoria.
:::: Confira a página da petição :::