Em artigo publicado no jornal O Globo, Denise Pires de Carvalho diz que não há mais verbas para a universidade carioca seguir funcionando; contas de água e luz não têm como serem pagas
Por conta da Lei Orçamentária Anual de 2021, que aprovou o menor orçamento para a educação em relação às outras pastas, ainda com um bloqueio de 18,4%, o funcionamento da instituição fica inviabilizado a partir de julho deste ano.
O anúncio foi feito em um artigo publicado no jornal O Globo. Segundo o site da instituição, o orçamento de 2021 é o mesmo com o qual a universidade operou há 13 anos, em 2008. A Universidade Federal do Rio de Janeiro fechará suas portas afirmam a reitora Denise Pires e vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha. Em carta, eles explicam que a instituição irá encerrar suas atividades por não conseguir pagar contas de segurança, eletricidade, água e limpeza.
Pesquisa
A reitora ressalta que as universidades públicas tiveram e estão tendo papel fundamental na pandemia no combate ao coronavírus. Ela lembra que a UFRJ disponibilizou testes moleculares padrão RT-PCR, e a rede particular, não.
Ela diz ainda que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho instalou um novo CTI, que atende mais de 100 leitos de enfermaria para tratar pacientes de covid-19.
Leia o artigo na íntegra: Universidade fica inviável
Fonte: Correio Braziliense