O docente foi responsável pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da instituição, do qual foi coordenador e onde orientou inúmeros trabalhos científicos
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento de Rogério Henrique Hildebrand da Silva, professor aposentado do Departamento de Odontologia, ocorrido nesta quarta-feira, 14 de abril, no Hospital Baía Sul, aos 81 anos. Velório e cremação são restritos à família devido à pandemia de Covid-19.
Rogério Henrique Hildebrand da Silva nasceu em Blumenau, em 22 de janeiro de 1940. Foi professor de Odontopediatria no Departamento de Odontologia da UFSC de 1965 a 1991. Sempre a frente de seu tempo, foi o responsável pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFSC, do qual foi coordenador e onde orientou inúmeros trabalhos científicos. Foi homenageado na ocasião da comemoração dos 45 anos do PPGO, em 2016.
Patrono e membro emérito da Academia Catarinense de Odontologia, ocupante da cadeira 28, o cirurgião-dentista formado pela UFSC (1963), foi pós-graduado pela USP (1966), doutor e livre docente pela UFSC (1974) e especialista em Odontopediatria Social pela School of Dentistry, da University of Illinois (Chicago-EUA), em 1979, e em Saúde Pública pela UFSC em 1980. Foi, ainda, o primeiro coordenador do curso de Odontologia da Unisul, além de ter coordenado a Especialização em Odontopediatria da Universidade de Uberaba (MG). Também exerceu sua atividade profissional em clínica particular, foi chefe da unidade de Odontopediatria do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e diretor do Departamento de Saúde Pública da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis.
Com uma voz inesquecível, participou ativamente em muitas apresentações nacionais e internacionais da Associação Coral de Florianópolis e da Associação Estúdio Vozes, que promoveu durante muitos anos o Vozes da Primavera, onde o professor atuou como cantor e produtor.
“Professor Rogério ajudou a escrever e marcou a história da Odontologia catarinense, onde viverá para sempre na memória afetiva dos seus alunos e colegas. A tristeza da perda é grande, mas olhar pra trás e lembrar quem ele foi, não somente para o PPGO, mas pra cada um que pôde desfrutar de sua convivência, enche o coração de saudade e de uma sensação de privilégio. Gratidão ao nosso eterno mestre!”, destaca a nota elaborada pela comunidade do Departamento de Odontologia.
A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do professor Rogério.
Fonte: Agecom