De acordo com os pesquisadores da Federal de Viçosa, os testes têm custo até 100 vezes menor do que os que utilizam kits importados, mostra G1
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou nesta terça-feira (23) a conclusão de dois testes rápidos para detecção da Covid-19 desenvolvidos por pesquisadores da instituição. A UFV ressaltou ainda que os testes têm custo até 100 vezes menor do que os que utilizam kits importados.
De acordo com a UFV, a instituição será uma das primeiras a desenvolverem testes sorológicos com tecnologia própria no Brasil. O primeiro, que usa uma técnica já conhecida, será utilizado para um inquérito epidemiológico em Viçosa e o outro é um novo teste para detecção rápida de anticorpos contra o vírus, que dá resultados seguros em até dez minutos.
O professor Tiago Antônio de Oliveira Mendes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, que chefiou a equipe que desenvolveu os testes explicou que o primeiro utiliza a proteína N do coronavírus, a mesma usada em outros testes comerciais.
Leia na íntegra: G1