O certificado ICPEdu permite a assinatura de documentos digitais e garante segurança nos logins em sites para as comunidades universitária
Uma tecnologia pensada e desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina, focada na economia e na digitalização de documentos, será disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) às demais instituições federais de ensino. O Programa Nacional de Certificado Digital da Rede de Educação Federal em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem como base os certificados digitais pessoais da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) e já podem ser emitidos a partir desta quarta-feira (24), em menos de um minuto, pelo próprio usuário das instituições que já aderiram ao serviço.
O certificado ICPEdu permite a assinatura de documentos digitais e garante segurança nos logins em sites para as comunidades universitária. O reitor da UFSC, Ubaldo César Balthazar, participou da solenidade de lançamento, realizada nesta quarta, e destacou a relevância de o procedimento ter sido desenvolvido e implementado de forma pioneira na instituição. “É um sistema que vai trazer benefício imenso às universidades e institutos de pesquisa e economia para as universidades e para o MEC”, reforçou.
O professor Jean Martina, do Laboratório de Segurança em Computação, um dos responsáveis pela implantação do sistema na UFSC, explica que o ICPEdu tem contribuído para facilitar a tramitação documental dentro da universidade. “O uso do certificado dentro da UFSC contribuiu muito. A UFSC assinou mais de 500 mil documentos em 2020, sendo que 90% foram feitas com ICPEdu”, salienta. Professores, técnicos e alunos de graduação e pós são usuários do sistema, que será replicado em outras instituições.
O certificado pessoal da ICPEdu, disponibilizado pelo serviço em questão, tem validade jurídica baseada na lei 14.063 de setembro de 2020, na condição de Assinatura Avançada que se aplica a todos os processos acadêmicos exceto aqueles exclusivos e reservados à chamada Assinatura Qualificada.
Saiba mais sobre o serviço no vídeo.
Fonte: Agecom