A mudança em um dos maiores cargos da UFSC gerou um debate entre representantes da comunidade universitária no início do ano
Foi publicado nesta quarta-feira, 10 de março, o edital que dispõe sobre o processo de escolha dos candidatos para a composição de lista tríplice para a nomeação de vice-reitor(a) da UFSC. O trabalho é coordenado pela comissão criada pelo Conselho Universitário (CUn) na sessão ordinária realizada em 23 de fevereiro.
A mudança em um dos maiores cargos da UFSC gerou um debate entre representantes da comunidade universitária no início do ano. No encerramento das atividades de 2020, foi anunciado o convite para que a professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto assumisse a vice-reitoria sem consulta prévia no Conselho Universtiário.
Na ocasião, o presidente da Apufsc, Bebeto Marques, ressaltou a necessidade de transparência e cuidados com a segurança jurídica do processo. “Não se pode desconhecer ou subestimar o contexto político mais geral, com intervenções e nomeações antidemocráticas nas reitorias por parte do governo federal. Ouvir os conselheiros e a reitoria é uma forma de ajudar na transparência e tranquilidade por meio da boa e correta informação, por isso agradecemos aos que se manifestaram”, afirmou em janeiro.
Nesta semana, a UFSC divulgou que a escolha dos candidatos para a composição da lista tríplice será feita pelos conselheiros do CUn, por escrutínio secreto na plataforma digital e-Democracia, durante sessão especial do Conselho Universitário agendada para 6 de abril.
A lista será composta pelos três nomes mais votados e encaminhada ao reitor para decisão. Podem se inscrever docentes integrantes da Carreira do Magistério Superior, ocupantes do cargo de professor titular, professor associado ou que sejam portadores do título de doutor – neste caso, independentemente do nível ou classe do cargo ocupado. As inscrições são efetuadas por meio de requerimento à Comissão de 10 de março até às 17h do dia 15 do mesmo mês, exclusivamente pelo e-mail [email protected].
Confira o edital e demais documentos relacionados ao processo:
– Edital nº 0/2021/CUn, de 9 de março de 2021;
– Anexo I – Resolução nº 01/2021/CUn;
– Anexo II – Ficha de Inscrição.
Com informações da Agecom