Medidas devem ser oficializadas nesta quarta (24); pelo 4º dia seguido, estado registra maior número de internados em UTIs devido à covid-19, conforme indica NSC
Santa Catarina deve ter a partir desta quarta-feira (24) novas restrições para conter o avanço do coronavírus. A informação foi repassada pelo governo do Estado aos prefeitos das 30 maiores cidades catarinenses em uma reunião nesta terça (23) à tarde.
Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, em entrevista ao CBN Hub, as novas restrições estaduais devem valer por 15 dias e envolvem a redução da capacidade máxima do transporte coletivo para 50%, a proibição de atividades entre meia-noite e 6h, proibição de festas e baladas em casas noturnas e a limitação da ocupação em atividades de lazer para 25% da capacidade.
Além das medidas, o Estado prometeu aos prefeitos um reforço de 500 policiais militares exclusivamente para a fiscalização das medidas sanitárias contra o coronavírus.
– Estamos direcionando esta força operacional de 500 policiais militares para intensificar a fiscalização. É uma ação importante para que a gente tenha, de fato, um movimento de impacto que ajude a frear o contágio – disse o governador Carlos Moisés.
Moisés também informou aos prefeitos que o Estado possui R$ 600 milhões para a ativação de leitos de UTI na rede privada.
O governo do Estado ainda não confirma as medidas restritivas, mas informou à reportagem que uma proposta foi apresentada aos prefeitos e, agora, o texto deverá ser validado e ajustado para ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta. Detalhes sobre as medidas devem ser divulgados em breve pelo governo.
Aumento nos registros de internação
Pelo quarto dia seguido, Santa Catarina registra recorde no número de pacientes internados em terapia intensiva (UTI) devido a complicações da covid-19. São 845 pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus ocupando leitos das redes pública e privada nesta terça-feira, 23. No Sistema Único de Saúde (SUS), em cinco das seis regiões do Estado as ocupações de leitos de UTI adulto são superiores a 90%.
O Estado também registrou nesta terça-feira novas 58 mortes por covid-19. Com isso, passa da marca de 7 mil óbitos desde o início da pandemia. A terça-feira também teve aumento de quase 3 mil casos ativos em relação à segunda-feira.
Leia na íntegra: NSC