Levantamento do Instituto Tim mostrou ainda que 58% dos docentes não conseguiram dar aulas sem barulhos e interrupções em casa, destaca o Correio Braziliense
Uma pesquisa do Instituto Tim, por meio do projeto “O círculo da matemática no Brasil”, constatou que cerca de 70% dos professores ouvidos relataram dificuldades em se adaptar às aulas remotas. A pandemia, no entanto, gerou nos docentes um sentimento de mais eficiência e otimismo em relação à carreira.
As condições para o trabalho remoto apresentaram dificuldades de adaptação para 66,4% dos entrevistados. Mais da metade dos professores, 58%, contaram não conseguir dar aulas sem barulho ou interrupções em casa. A pesquisa mostrou ainda que 78% dos docentes apresentaram problemas de insônia ou excesso de sono.
O levantamento revela que o ambiente em sala de aula é muito mais prejudicial à saúde mental dos professores do que trabalhar de casa. Conflitos nas turmas e violência nas localidades onde as escolas estão inseridas foram apontados como os principais fatores negativos do trabalho presencial.
A pesquisa ouviu professores do ensino fundamental em diferentes estados do Brasil, da rede pública e particular, entre janeiro e novembro de 2020. A amostra foi calculada com um nível de confiança de 95%. Quase 80% trabalham em bairros economicamente mais vulneráveis, que dá uma média de 30 horas de aulas por semana, para cerca de 28 alunos por turma. Um quarto dos entrevistados trabalha em duas ou mais escolas e 24% exercem outra atividade para complementar a renda.
Leia na íntegra: Correio Braziliense