Honraria reconhece as contribuições para a qualidade e a democratização do ensino superior feitas pelo docente
O professor Dilvo Ilvo Ristoff, que receberá o título de professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na sessão solene do Conselho Universitário do dia 18 de dezembro, é definido nos pareceres emitidos para concessão da honraria como um homem de projetos visionários e um docente empenhado na busca de qualidade e acessibilidade na educação superior do Brasil. Destaca-se pela sua carreira acadêmica intensa e exitosa e também pela sua atuação em diversos cargos administrativos na UFSC e em outros órgãos governamentais.
Ao aposentar-se, em 2012, havia chegado à categoria de professor titular, o ápice na carreira dos professores universitários brasileiros, com pós-doutorado pela University of Caroline System, Estados Unidos. Atualmente, além de ministrar aulas e orientar dissertações, como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC, Dilvo Ristoff faz palestras sobre educação e escreve regularmente uma coluna semanal ao blog www.educa2022.com, especializado em assuntos educacionais. Também continua a escrever e publicar artigos.
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1974, ele concluiu o mestrado em Letras na UFSC em 1979, mesmo ano em que se tornou professor da Universidade. No Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), do Centro de Comunicação e Expressão, Dilvo Ristoff foi professor em disciplinas ligadas à língua e literatura inglesa.
Na pós-graduação, desenvolveu a linha de pesquisa Literatura norte-americana do século XX, tema a que dedicou boa parte de sua produção intelectual, com foco no escritor e crítico literário John Updike. Sua tese de doutorado na University of Southern California (Los Angeles, EUA), em 1987, tinha como título Updike´s America: the presence of contemporary american history in John Updike´s rabbit trilogy e foi transformada em livro no ano seguinte. Anos mais tarde, o autor norte-americano voltou a ser o tema de um livro do professor Ristoff: John Updike´s Rabbit at Rest: Appropriating History (Peter Lang, 2008).
A dedicação ao tema da qualidade do ensino superior brasileiro permeou sua carreira administrativa e também inspirou sua produção literária. Dilvo Ristoff é autor do livro Universidade em foco – reflexões sobre a educação superior (Insular, 1999) e co-autor de outras sete obras com temáticas ligadas à educação, participação da mulher e avaliação da educação superior brasileira. Esses também foram os temas predominantes nos 34 capítulos de livros e dos 46 artigos completos publicados em periódicos. Produção intelectual que continuou mesmo após a aposentadoria – o artigo mais recente do professor (Os desafios da avaliação em contexto da expansão e inclusão) foi publicado em 2018 pela revista Espaço Pedagógico.
Dilvo Ristoff envolveu-se em diversos projetos de extensão e também teve incursões pelo universo editorial. Foi um dos fundadores da revista Ilha do Desterro, criada na UFSC em 1979, e também ajudou na criação, em 1996, da revista Avaliação, tendo sido até recentemente o seu editor adjunto. O currículo acadêmico do professor Ristoff inclui ainda dezenas de textos publicados em jornais de notícias e revistas, trabalhos e resumos publicados em anais de congressos, apresentações em seminários e conferências e uma grande produção técnica, entre assessorias, consultorias e outros trabalhos. Também foi ministrante de cursos na sua área de especialidade, a de avaliação da educação superior.
Leia na íntegra: Agecom