Milton Ribeiro declarou que os lares brasileiros “foram convertidos emergencialmente em espaços de estudo e de trabalho” decorrentes da pandemia
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse na segunda-feira (7) que as transformações decorrentes da pandemia do novo coronavírus podem levar a sociedade a reavaliar seus pensamentos sobre a educação domiciliar, também chamada de homeschooling.
Em referência às mudanças de rotina devido à necessidade do isolamento social, Ribeiro declarou que os lares brasileiros “foram convertidos emergencialmente em espaços de estudo e de trabalho”, onde pais, professores e estudantes tiveram de desenvolver suas atividades laborais, de ensino e de aprendizagem.
Em seguida, afirmou: “aqui eu ouso dizer, só a título de quase provocação, que é alguma coisa que nós podemos reavaliar os nossos pensamentos e sentimentos a respeito do homeschooling, depois de tudo o que passamos”.
A prática do homeschooling não é permitida no Brasil por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que em setembro de 2018 entendeu não haver uma lei que regulamente o ensino domiciliar no país. A pauta é cara ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e também é apoiada por grupos religiosos e conservadores.
Em 2019, o governo chegou a dizer que enviaria uma Medida Provisória ao Congresso para tratar sobre o tema, mas acabou encaminhando uma proposta de projeto de lei. Essa proposta, no entanto, não avançou na Câmara até hoje.
Leia na íntegra: UOL