Para especialista, prefeitos eleitos terão o duplo desafio de melhorar índice da rede municipal e realizar dois anos letivos em um por conta do impacto da pandemia neste ano
Prefeitos eleitos do MDB, PP e PSD terão um desafio a mais na área da educação a partir de 2021. Um levantamento feito pelo G1, com base nos resultados da eleição deste ano e no desempenho das redes municipais do ensino fundamental, mostra que essas três legendas vão administrar quase 40% das cidades que não atingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019.
O desafio em 2021 será ainda maior, segundo especialistas, porque os municípios terão que criar condições para realizar dois anos letivos em um. Por conta das paralisações ou dificuldades de acesso criadas pela pandemia neste ano, muitos alunos tiveram o ensino prejudicado.
Para fazer o levantamento, o G1 considerou apenas o Ideb das escolas municipais das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e as cidades em que os resultados das eleições não estão sub judice. A rede municipal detém 83,7% da matrícula pública nos anos iniciais do ensino fundamental.
No total, 1.948 cidades, ou seja, 38% das que foram consideradas no levantamento, não atingiram as metas do Ideb para os anos iniciais nas escolas municipais. Entre as mais de 1,9 mil cidades, 14,5% serão administradas por prefeitos eleitos do MDB, seguidas pelo PP (12,7%) e PSD (11,3%).
Leia na íntegra: G1