Evento durou duas horas e foi transmitido pela TV UFSC e pelo Youtube da emissora universitária
O debate entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis foi transmitido ontem à noite pela TV UFSC, com duração de duas horas. O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da UFSC, Apufsc-Sindical, Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE) e grupo Legisla UFSC.
Participaram do debate os candidatos Orlando Silva (Novo), Ricardo Camargo Vieira (Solidariedade), Pedro Silvestre (PL), Elson Pereira (PSOL), Angela Amin (PP), Helio Cesar Bairros (Patriota) e Alexander Brasil (PRTB). O prefeito e candidato à reeleição, Gean Loureiro, não compareceu ao estúdio por estar em isolamento, se recuperando da Covid-19. A organização não permitiu sua participação por vídeo conferência, por considerar que os demais candidatos estariam em desvantagem, no estúdio, sem auxílio de assessores.
O debate havia sido suspenso pela Justiça Eleitoral na tarde de quarta-feira (28), após representação apresentada pelo candidato Alexander Brasil (PRTB). O critério utilizado pela organização para convidar os postulantes foi a presença de membros dos seus partidos no Congresso Nacional. O candidato alegou na justiça que sua coligação (PRTB-PTB) possui os representantes necessários no Congresso.
Ao tomar conhecimento da liminar, a comissão organizadora contatou Alexander Brasil para convidá-lo ao debate. O candidato aceitou o convite. Com o assentimento dos demais participantes, a organização pediu a reversão da decisão na Justiça Eleitoral — que ocorreu na tarde desta quinta-feira.
O evento foi mediado pelo jornalista Delmar Gulart, com interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais feita por Laís dos Santos Fresca e Saimon Reckelberg.
As regras
O debate foi dividido em cinco blocos com perguntas entre os concorrentes ao cargo municipal com o propósito de apresentar as propostas de governo aos eleitores.
- Primeiro bloco: apresentação individual de cada candidato, limitada em 1min30s;
- Segundo bloco: perguntas entre os candidatos, de tema livre; sendo 1min30s de pergunta, 1min de resposta, 30s de réplica e 30s de tréplica;
- Terceiro bloco: perguntas entre os candidatos, com tema sorteado; sendo 1min30s de pergunta, 1min de resposta, 30s de réplica e 30s de tréplica;
- Intervalo: horário eleitoral;
- Quarto bloco: perguntas entre os candidatos, de tema livre; sendo 1min30s de pergunta, 1min de resposta, 30s de réplica e 30s de tréplica;
- Quinto bloco: exposição final individual de cada candidato, limitada em 1min30s.